Cucumis - Бесплатная служба online перевода
. .




Проект - Mobilidade Urbana Sustentável: Design para Inovação

Перевести

Просмотр текстов, предложенных для перевода на следующие языки:


Описание проекта

Добавлено cacau_regina@hotmail.com
28 Октябрь 2012 21:58
Mobilidade Urbana Sustentável: Design para Inovação

Mobilidade Urbana Sustentável: Design para Inovação

A sociedade tem um importante papel na manutenção da sustentabilidade, pois atitudes e escolhas influenciam gerando impacto no meio ambiente. Dentro das novas necessidades a questão da mobilidade humana nos grandes centros é um tema em evidência. Na busca por uma mobilidade urbana sustentável três aspectos da sustentabilidade (social, ambiental e econômica) são considerados com vistas a potencializar um tipo de circulação e deslocamento que compreende esses fatores interferindo de modo inteligente no meio. O segmento de transportes hoje origina diversos impactos ambientais e sociais, para que haja uma melhoria neste quadro há a necessidade de melhores soluções e inovações no uso dos produtos, sistemas e serviços existentes. A solução sobre os problemas ambientais causados pelo descontrole da mobilidade urbana segue um percurso que vai do tratamento da poluição gerada por atividades produtivas, interferindo nos processos produtivos geradores dessa poluição (tecnologias limpas), no redesenho de produtos (produtos limpos), na reorientação de sistemas de transporte, novos padrões de consumo e novos comportamentos sociais.

Para abordar a problemática, pretende-se apontar as conformidades e discordâncias nos processos de design, atuando diretamente na visualização dos pontos do sistema processual que apresentaram soluções compatíveis aos parâmetros da sustentabilidade. Nesse sentido levantou-se como temática: inovação de produto, design de serviço, sistemas colaborativos/ compartilhados e design social.

Fundamentou-se a análise na metodologia de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa. O quadro referencial teórico abarcou o tema e problemática para compreender o processo de inovação no design de produtos e a construção de um melhor sistema nos meios de transporte integrando os modais. A metodologia qualitativa englobou a produção de conhecimentos associados na investigação bibliográfica e a compreensão dos fenômenos sociais e dos métodos de projeção de sistemas contemporâneos, apreciados nos estudos de casos. Esse método se mostrou eficaz para explicar fenômenos culturais e sociais produzindo resultados que não seriam possíveis por meio de dados estatísticos ou outros meios de quantificação.

Através dos estudos de casos, o projeto Space the Urban Folding Bicycle, do designer Hukaya e o Projeto Mobilize, com estações de Bicicletas de aluguel na cidade de São Paulo, foi possível compreender que um projeto para gerar inovação deve elaborar um conjunto de princípios operacionais com visão de mundo centrada no ser humano e não na tecnologia, considerando o contexto do cotidiano do usuário. Há produtos e serviços que utilizam tecnologia inovadora, mas não inovam para melhorar a qualidade da experiência das pessoas. De maneira resumida, os produtos estão ficando parecidos com os serviços e os serviços mais parecidos com as experiências. Entende-se a importância de investir em uma inovação sistemática com base num design que envolva as pessoas, reconfigurando espaços e fluxos; desta maneira não basta projetar uma nova bicicleta disponibilizá-las para as pessoas, mas é preciso pensar todo o contexto, condições e sistemas envolvidos nessa experiência.

Palavras-chave: Design; Tecnologia; Sustentabilidade; Inovação; design social.


Поиск